"Realizou-se no passado Sábado, dia 14 de Abril, no Instituto Português da Juventude de Leiria, o Primeiro Congresso Regional de Leiria. A Juventude Social Democrata do Bombarral marcou presença e foi representada pelos militantes Ricardo Venâncio, João Vieira e Manuel Carvalho – delegados eleitos para o Congresso -, e pelas militantes Patrícia Mil-Homens e Nicole Paulo – observadoras -.
Os trabalhos tiveram início pelas 10h30, com o discurso de abertura do Presidente cessante da Regional de Leiria da JSD, Pedro Pimpão, congratulando-se com a reativação da Concelhia da JSD no Bombarral, inativa há mais de uma quinzena de anos, uma das bandeiras do seu mandato, e pelo fato de no Bombarral haver um grupo de jovens com capacidade e vontade de pensar e trabalhar os problemas do Concelho, lideram esta Estrutura e de tudo têm feito para o seu desenvolvimento para que se possa trabalhar em prol do Concelho e dos Jovens.
Seguiu-se a apreciação do mandato da Comissão Política da Regional de Leiria da JSD – 2010/2012-. Neste ponto, cumpriu aos Presidentes das Concelhias fazer o balanço do que foi para si e para a sua secção, o mandato da Direção cessante: “Sentimos que a equipa liderada pelo Pedro Pimpão conseguiu aproximar os jovens do distrito, através de inúmeras iniciativas e atividades desta Direção que hoje cessa funções, bem como o apoio e motivação que nos foram dados para que reativássemos a Concelhia. Esta foi, para nós, uma Grande Bandeira. Por outro lado, houve posições da JSD nas quais fizemos parte por participação em debate das quais nos orgulhamos, em áreas como o Turismo, a Agricultura e Pescas na Região, bem como a Linha do Oeste, e projetos de Solidariedade. Fizemos questão de transmitir ao Pedro que o Bombarral e o Sul do distrito esperavam uma maior descentralização dos Conselhos Regionais, e que o Bombarral está recetivo a continuar a receber iniciativas da Regional da JSD. Depois, fizemos uma análise pessoal do Pedro e também de avaliação do seu trabalho, uma vez que este Congresso marcou a sua despedida da liderança da Regional da JSD: o Pedro é um Líder; é sério e responsável, soube aproximar os jovens do sul, centro e norte do distrito, teve a preocupação de fazer quilómetros de norte a sul para perceber quais as realidades dos concelhos do distrito. Conheci-o há 3 anos, é uma grande pessoa e amigo; é um ícone da JSD!”, disse-nos o presidente da Concelhia do Bombarral da JSD, Ricardo Venâncio.
Seguiu-se a apresentação e discussão das Moções Sectoriais. Após o almoço, os trabalhos retomaram com a apresentação das Moções de Estratégia Global e Candidaturas à liderança da Regional da JSD de Leiria, protagonizadas, por um lado, por Margarida Balseiro Lopes, natural da Marinha Grande, 22 anos, licenciada em Direito e mestranda em Direito e Gestão; e por outro, por Catarina Castelhano, natural de Alcobaça, 26 anos, estudante de Serviço Social.
Após a apresentação das mesmas, seguiu-se o tradicional período de discussão. Houve dezenas de intervenções, e o Presidente da Concelhia da JSD Bombarral, Ricardo Venâncio, fez questão de intervir novamente em representação da estrutura Bombarralense, como nos transmitiu: “Não precisei fazer qualquer comentário às Moções de Estratégia Global apresentada pelas candidatas, uma vez que abrimos a nossa sede da JSD para receber a Catarina e a Margarida, ouvimos as suas propostas, o seu modus operandi, as bandeiras dos seus programas, e promovemos o debate. No final, reunimos a secção e decidimos por maioria dos presentes (uma vez que convocamos sempre todos os militantes, mas como sabe, nem todos respondem às convocatórias e aparecem para trabalhar), dar o apoio da Secção à candidatura da Margarida, e manifestámo-lo publicamente e às candidatas, pessoalmente. As eleições foram ganhas pela lista de apoio à Margarida, e esta CPS elegeu os dois candidatos propostos pela mesma. No Congresso, fiz questão apenas de salientar novamente o meu apoio pessoal e da equipa que sempre deu a cara pelo Bombarral e pelas nossas pessoas, à Margarida Balseiro Lopes, uma pessoa séria, responsável, trabalhadora, humilde! Para a Catarina apenas deixámos uma mensagem no Congresso para que, se no futuro voltar a convidar pessoas para trabalhar consigo como fez a alguns militantes no Bombarral, o faça de forma séria e transparente”.
Houve inúmeras participações dos delegados ao Congresso nesta linha de opinião, denunciando situações semelhantes, ou seja, listas de apoio formadas pela candidata Catarina Castelhano em outras concelhias do distrito de forma pouco responsável e que por isso fere a essência da JSD. No final, as Moções sectoriais foram aprovadas e a militante Margarida Balseiro Lopes, que reuniu apoio de quase todas as concelhias do distrito: Alvaiázere, Ansião, Bombarral, os delegados das Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós, venceu de forma clara as eleições (80% dos votos), derrotando a militante Catarina Castelhano que apenas teve o apoio das concelhias de Alcobaça, Batalha e Nazaré.
No discurso de consagração da vitória, Margarida Balseiro Lopes agradeceu o apoio das concelhias e dos jovens que a apoiaram e ao seu projeto nesta caminhada, e terminou dizendo que contava com todos para trabalharem em prol do distrito, incluindo neste ponto a lista derrotada.
A equipa eleita, liderada por Margarida Balseiro Lopes, conta com uma forte participação de elementos da JSD Bombarral na sua equipa de trabalho: Ricardo Venâncio - Vogal da Direção; Manuel Carvalho - Secretário-Geral Adjunto; João Vieira - Gabinete de Formação; Valter Roldão - Gabinete de Estudos, e Frederico Roldão - Gabinete do Ensino Básico e Secundário.
No final, seguiu-se a sessão de encerramento com a presença de alguns dos deputados do PSD à Assembleia da República eleitos pelo círculo de Leiria, entre eles a Doutora Teresa Morais. Marcaram também presença alguns presidentes das concelhias do PSD do distrito, bem como alguns deputados da JSD com assento na Assembleia da República, como foi o caso de Bruno Coimbra, de Joana Barata Lopes e de Duarte Marques, Líder Nacional da JSD."
Valter Roldão |
Patrícia Mil-Homens |
Frederico Roldão |
Nicole Paulo |
Manuel Carvalho |
João Vieira |
Ricardo Venâncio |
Com os melhores cumprimentos,
Juventude Social Democrata do Bombarral |
Sem comentários:
Enviar um comentário