Regresso da JSD ao Bombarral

O regresso da JSD ao Bombarral é para nós um enorme desafio que acarreta muita responsabilidade, mas é com ambição que o aceitamos, pois queremos desenvolver o debate político e a participação entre os jovens do Bombarral. Viva a Juventude!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Se a Liberdade tivesse dono, era uma Ditadura!




Mário Soares e Manuel Alegre informaram que não vão participar nas cerimónias oficiais do 25 de Abril, "em solidariedade" com a Associação 25 de Abril, que já tinha anunciado a sua recusa em participar nas festividades na Assembleia da República.
A JSD informa que os seus deputados à Assembleia da República estão também imbuídos no espírito de solidariedade, mas esta é para com o Estado de Direito democrático, pelo que marcarão presença nas referidas comemorações. Esta é uma real solidariedade para com a democracia de hoje e um compromisso que perdurará no futuro no nosso país através do empenho da juventude portuguesa.
Confessamo-nos perplexos com o facto de Manuel Alegre afirmar que não irá participar argumentando que “a celebração sem aqueles que fizeram o 25 de Abril não tem o mesmo significado”. Mas de quem é o 25 de Abril, ousamos perguntar?
Durante tempo demais ouvimos os supostos “donos” da revolução a dizer-nos o que foi, o que é e o que será o 25 de Abril. Ao assumirem uma noção proprietária do regime democrático, não cuidaram sequer de perceber que estavam a negar a própria essência da democracia. Se há um dono da revolução, independentemente dos protagonistas, ele só pode ser um: o povo português.
Também por isso dizemos, sem amarras, que o sucesso da marca do 25 de Abril e da conquista da democracia será tanto maior quanto menos depender dos agentes da mudança de 1974, não porque contra eles se cumpra melhor a revolução, mas porque será sem eles que as futuras gerações tomarão o encargo de a honrar e preservar. A interiorização da ideia de democracia e a naturalidade com que assumimos a liberdade, essas sim, traduzem a verdadeira conquista daquela época histórica.
Ceder a corporativismos de qualquer natureza é desrespeitar o verdadeiro legado do 25 de Abril. Mais do que para os nossos pais ou até mais do que para nós próprios, o 25 de Abril é um valioso ideário democrático para os que se seguirão. É a promessa da perpetuação da democracia e da luta contra forças tirânicas de opressão.
Podem tentar corromper as celebrações, mas não conseguirão apagar a acendalha da liberdade democrática nem quebrar a fé na democracia. Lamenta-se, é certo, que os Capitães de Abril não compareçam nas comemorações. Mas mesmo na sua ausência será comemorado o direito mais precioso que o 25 de Abril nos trouxe e que inclusivamente engloba o seu direito de decidir não participar no acto oficial: a liberdade democrática.
Abril fez-se e continuará a fazer-se para que todos sejam tidos por iguais, merecedores do mesmo respeito, dignidade e protecção. Abril desfaz-se e desintegra-se sempre que alguém, independentemente da sua relevância, entende ser mais igual do que outros.
Da nossa parte, manteremos um escrupuloso cumprimento do dever de homenagem a todos quantos fizeram parte da construção da democracia, onde incluímos, como não poderia deixar de ser, os que voluntariamente se ausentam.
Independentemente da profunda discordância que entendemos expressar face à atitude divisionista empreendida por alguns dos heróis de Abril, a JSD e os seus deputados cumprirão o imperativo, a honra e o orgulho de prestar o devido tributo ao conjunto das forças (civis, políticas e militares) que tornaram o quotidiano democrático uma possibilidade. Mas não esqueceremos que, 38 anos depois, muitos mais foram e muitos mais serão os que, depois de 1974, ajudaram e ajudarão a cumprir Abril todos os dias.
De outra forma não faria sentido comemorar aquele que foi um renascimento não só de um regime, mas antes e sobretudo o de uma nação.

Duarte Marques
Presidente da Juventude Social Democrata

logo JSD

sexta-feira, 20 de abril de 2012

JSD do Bombarral com expressiva representatividade na Comissão Política Regional de Leiria da JSD para o mandato 2012-2014! Margarida Balseiro Lopes eleita Presidente!



"Realizou-se no passado Sábado, dia 14 de Abril, no Instituto Português da Juventude de Leiria, o Primeiro Congresso Regional de Leiria. A Juventude Social Democrata do Bombarral marcou presença e foi representada pelos militantes Ricardo Venâncio, João Vieira e Manuel Carvalho – delegados eleitos para o Congresso -, e pelas militantes Patrícia Mil-Homens e Nicole Paulo – observadoras -.

Os trabalhos tiveram início pelas 10h30, com o discurso de abertura do Presidente cessante da Regional de Leiria da JSD, Pedro Pimpão, congratulando-se com a reativação da Concelhia da JSD no Bombarral, inativa há mais de uma quinzena de anos, uma das bandeiras do seu mandato, e pelo fato de no Bombarral haver um grupo de jovens com capacidade e vontade de pensar e trabalhar os problemas do Concelho, lideram esta Estrutura e de tudo têm feito para o seu desenvolvimento para que se possa trabalhar em prol do Concelho e dos Jovens.

Seguiu-se a apreciação do mandato da Comissão Política da Regional de Leiria da JSD – 2010/2012-. Neste ponto, cumpriu aos Presidentes das Concelhias fazer o balanço do que foi para si e para a sua secção, o mandato da Direção cessante: “Sentimos que a equipa liderada pelo Pedro Pimpão conseguiu aproximar os jovens do distrito, através de inúmeras iniciativas e atividades desta Direção que hoje cessa funções, bem como o apoio e motivação que nos foram dados para que reativássemos a Concelhia. Esta foi, para nós, uma Grande Bandeira. Por outro lado, houve posições da JSD nas quais fizemos parte por participação em debate das quais nos orgulhamos, em áreas como o Turismo, a Agricultura e Pescas na Região, bem como a Linha do Oeste, e projetos de Solidariedade. Fizemos questão de transmitir ao Pedro que o Bombarral e o Sul do distrito esperavam uma maior descentralização dos Conselhos Regionais, e que o Bombarral está recetivo a continuar a receber iniciativas da Regional da JSD. Depois, fizemos uma análise pessoal do Pedro e também de avaliação do seu trabalho, uma vez que este Congresso marcou a sua despedida da liderança da Regional da JSD: o Pedro é um Líder; é sério e responsável, soube aproximar os jovens do sul, centro e norte do distrito, teve a preocupação de fazer quilómetros de norte a sul para perceber quais as realidades dos concelhos do distrito. Conheci-o há 3 anos, é uma grande pessoa e amigo; é um ícone da JSD!”, disse-nos o presidente da Concelhia do Bombarral da JSD, Ricardo Venâncio.

 Seguiu-se a apresentação e discussão das Moções Sectoriais. Após o almoço, os trabalhos retomaram com a apresentação das Moções de Estratégia Global e Candidaturas à liderança da Regional da JSD de Leiria, protagonizadas, por um lado, por Margarida Balseiro Lopes, natural da Marinha Grande, 22 anos, licenciada em Direito e mestranda em Direito e Gestão; e por outro, por Catarina Castelhano, natural de Alcobaça, 26 anos, estudante de Serviço Social.

Após a apresentação das mesmas, seguiu-se o tradicional período de discussão. Houve dezenas de intervenções, e o Presidente da Concelhia da JSD Bombarral, Ricardo Venâncio, fez questão de intervir novamente em representação da estrutura Bombarralense, como nos transmitiu: “Não precisei fazer qualquer comentário às Moções de Estratégia Global apresentada pelas candidatas, uma vez que abrimos a nossa sede da JSD para receber a Catarina e a Margarida, ouvimos as suas propostas, o seu modus operandi, as bandeiras dos seus programas, e promovemos o debate. No final, reunimos a secção e decidimos por maioria dos presentes (uma vez que convocamos sempre todos os militantes, mas como sabe, nem todos respondem às convocatórias e aparecem para trabalhar), dar o apoio da Secção à candidatura da Margarida, e manifestámo-lo publicamente e às candidatas, pessoalmente. As eleições foram ganhas pela lista de apoio à Margarida, e esta CPS elegeu os dois candidatos propostos pela mesma. No Congresso, fiz questão apenas de salientar novamente o meu apoio pessoal e da equipa que sempre deu a cara pelo Bombarral e pelas nossas pessoas, à Margarida Balseiro Lopes, uma pessoa séria, responsável, trabalhadora, humilde! Para a Catarina apenas deixámos uma mensagem no Congresso para que, se no futuro voltar a convidar pessoas para trabalhar consigo como fez a alguns militantes no Bombarral, o faça de forma séria e transparente”.

Houve inúmeras participações dos delegados ao Congresso nesta linha de opinião, denunciando situações semelhantes, ou seja, listas de apoio formadas pela candidata Catarina Castelhano em outras concelhias do distrito de forma pouco responsável e que por isso fere a essência da JSD. No final, as Moções sectoriais foram aprovadas e a militante Margarida Balseiro Lopes, que reuniu apoio de quase todas as concelhias do distrito: Alvaiázere, Ansião, Bombarral, os delegados das Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós, venceu de forma clara as eleições (80% dos votos), derrotando a militante Catarina Castelhano que apenas teve o apoio das concelhias de Alcobaça, Batalha e Nazaré.

No discurso de consagração da vitória, Margarida Balseiro Lopes agradeceu o apoio das concelhias e dos jovens que a apoiaram e ao seu projeto nesta caminhada, e terminou dizendo que contava com todos para trabalharem em prol do distrito, incluindo neste ponto a lista derrotada.

A equipa eleita, liderada por Margarida Balseiro Lopes, conta com uma forte participação de elementos da JSD Bombarral na sua equipa de trabalho: Ricardo Venâncio - Vogal da Direção; Manuel Carvalho - Secretário-Geral Adjunto; João Vieira - Gabinete de Formação; Valter Roldão - Gabinete de Estudos, e Frederico Roldão - Gabinete do Ensino Básico e Secundário.

No final, seguiu-se a sessão de encerramento com a presença de alguns dos deputados do PSD à Assembleia da República eleitos pelo círculo de Leiria, entre eles a Doutora Teresa Morais. Marcaram também presença alguns presidentes das concelhias do PSD do distrito, bem como alguns deputados da JSD com assento na Assembleia da República, como foi o caso de Bruno Coimbra, de Joana Barata Lopes e de Duarte Marques, Líder Nacional da JSD."



Valter Roldão
Patrícia Mil-Homens
Frederico Roldão
Nicole Paulo
Manuel Carvalho
João Vieira
Ricardo Venâncio
In Notícias do Bombarral - 20 Abril 2012

Com os melhores cumprimentos,

Juventude Social Democrata do Bombarral

sábado, 14 de abril de 2012

É preciso mudar de atitude!

A forma como os partidos mais à esquerda se aproveitam das preocupações dos cidadãos choca-me.
Chocou-me a forma como o Bloco de Esquerda se “infiltrou” na manifestação das freguesias que trouxe a Lisboa centenas de cidadãos realmente preocupados com o futuro das suas freguesias, potencialmente mal informados, talvez, mas que acima de tudo estavam pouco interessados em ver a sua causa assumir uma cor, com a qual a maioria nem sequer se identifica.
Chocou-me a forma como, ainda hoje, o Partido Comunista Português se juntou a uma manifestação de utentes do SNS, que protestavam contra o aumento das taxas moderadoras, pouco conscientes das necessidades de reestruturação da nossa segurança social.
Atravessamos tempos muito complicados. Por um lado, por culpa nossa, Portugueses, porque os nossos dirigentes políticos não souberam aproveitar as condições favoráveis que nos foram disponibilizadas pela UE ao longo deste último quarto de século. Por outro lado, por culpa dos tempos -- o envelhecimento da população, o aumento da esperança média de vida, o crescimento dos custos de saúde -- que no seu conjunto fazem com que uma menor percentagem da população esteja a contribuir para a sustentação da restante. Pouco haverá a fazer para remediar estes problemas, a não ser implementar medidas estruturais. Políticas de aumento de natalidade e de estímulo à imigração têm sido levadas a cabo um pouco por toda a Europa, com resultados que tardam em surgir.
É por isso altura de tomarmos consciência de que nada poderá ser com foi até hoje. É responsabilidade de todos, mas em particular dos partidos políticos, fazer com que a população compreenda que esta é a hora de tentar reverter a curva de insustentabilidade que tem sido prosseguida. No entanto, assiste-se a um aproveitamento irresponsável dos partidos na oposição. Tais tipos de aproveitamentos sempre existiram e não são exclusivos da actual oposição, mas tornam-se imorais nesta altura.
O futuro do nosso país não pode ser posto em risco por quezílias que nada contribuem para a sua melhoria. É crucial que esqueçamos as guerras políticas do dia-a-dia e nos centremos em remar na mesma direcção. Temos a responsabilidade de o fazer, por nós, por Portugal!

Com os melhores cumprimentos,

Valter Roldão.
Juventude Social Democrata do Bombarral

domingo, 1 de abril de 2012

"Geração Leiria" a Caminho da Vitória - Jantar de Candidatura!

No passado dia 30 de Março, Sexta-Feira, em Porto Mós, realizou-se o Jantar da Candidatura de Margarida Balseiro Lopes à Liderança da Comissão Política da Regional de Leiria da JSD, com o Lema "Geração Leiria"!

O mesmo contou com a presença de representantes da grande maioria das Secções da JSD do distrito de Leiria. Do Bombarral marcaram presença em representação da Concelhia da JSD, Frederico Roldão, Ricardo Venâncio e Valter Roldão.

No final do mesmo, foi apresentado o Programa para o mandato, bem como se cantou a uma só voz os Parabéns ao nosso companheiro da JSD Bombarral, Frederico Roldão, pelo seu 18 aniversário.

A candidata Margarida Balseiro Lopes, com praticamente a eleição ganha frisou:

"Na recta final da campanha eleitoral, agradeço a todos o apoio, o empenho, a lealdade e a amizade demonstrada em dois meses de campanha. Percorremos o distrito todo, apresentámos as nossas ideias, construímos um grupo representativo do nosso distrito, sempre com elevação e respeito, com muita dedicação e amor à JSD. Obrigada a todos!"

O Congresso Realizar-se-à no próximo dia 14 de Abril, em Leiria.

Para breve será comunicada a constituição da Lista bem como o resumo do Congresso, para que todos os militantes e simpatizantes da JSD possam continuar a acompanhar as actividades com ligação ao Bombarral.

Esta CPS da JSD Bombarral deseja à Margarida Balseiro Lopes as maiores felicidades na liderança dos destinos da Regional de Leiria da JSD, meta que ajudará a alcançar com a humildade e responsabilidade que caracterizam este grupo de trabalho!



Com os melhores cumprimentos a todos,

 Juventude Social Democrata do Bombarral