Tendo chegado ao conhecimento desta CPS da JSD Bombarral a existência de factos que indiciam a existência de uma possível concertação entre a militante de Alcobaça Catarina Castelhano e alguns membros da CPS do PSD do Bombarral na criação de uma lista de apoio à sua candidatura para a liderança da Regional de Leiria da JSD para a eleição de amanhã, Sábado dia 17 de Março, com vista à eleição dos delegados ao Congresso Regional, vimos de forma breve comunicar o seguinte:
1. Para as eleições de amanhã, dia 17 de Março, disputarão os 3 delegados a eleger, a Lista "A" - de apoio à Margarida Balseiro Lopes, e a Lista "C" - de apoio à Catarina Castelhano.
2. A maioria da CPS da JSD Bombarral elegeu, após ter ouvido as duas candidatas no Bombarral, após ter reunido em outras actividades com a presença das duas candidatas ao longo do mandato, uma lista de apoio à candidata Margarida Balseiro Lopes, a Lista "A", constituída pelos militantes Manuel Carvalho; João dos Santos Vieira e Ricardo Martins de Albuquerque. Subscrita pelos militantes João Venâncio e Ricardo Venâncio.
3. Em oposição à deliberação da Direcção da CPS da JSD surge a Lista "C", constituída pelos militantes: Fábio Mendonça; João Teixeira da Silva; Rodrigo Teixeira da Silva, subscritos por Sofia Teixeira da Silva e Nuno Diogo Bernardino.
4. A CPS da JSD do Bombarral promoveu ao longo destes quase dois anos de mandato inúmeras reuniões, actividades, debates políticos nos quais - e apesar de terem sido convocados -, dos militantes que agora se afiguram candidatos pela lista "C" apenas um respondeu, até certo momento, a convocatórias e iniciativas desta CPS da JSD, tendo abandonado sem ter dado qualquer justificação. Quanto aos demais, em momento algum se demonstraram interessados em participar no debate político da JSD em prol do nosso concelho ou do distrito, por isso estranhamos a sua "súbita aparência” momentânea para este acto eleitoral, apesar de respeitarmos.
5. A candidata Catarina Castelhano, em nosso entender, caso se confirme o que nos chegou ao conhecimento, violou o dever moral de preservação da autonomia que deve existir entre a JSD e o PSD, bem como contribuiu para a divisão interna da JSD Bombarral, bem como para o desenvolvimento de um sentimento interno de desconfiança entre a CPS da JSD e a CPS do PSD do Bombarral, à qual lamentamos pois é nosso propósito atingir o máximo de cooperação entre a JSD e o PSD Bombarral.
Após o acto eleitoral de Sábado, a Direcção da JSD irá procurar perceber o que de concreto se passou para que de Futuro se possam evitar que situações como esta - que envergonham a Juventude Social Democrata e o Partido Social Democrata - não voltem a acontecer no Concelho.
Cordiais cumprimentos a todos.
Ricardo Venâncio.
(Presidente da CPS da JSD Bombarral).
Sem comentários:
Enviar um comentário