Regresso da JSD ao Bombarral

O regresso da JSD ao Bombarral é para nós um enorme desafio que acarreta muita responsabilidade, mas é com ambição que o aceitamos, pois queremos desenvolver o debate político e a participação entre os jovens do Bombarral. Viva a Juventude!

domingo, 18 de março de 2012

JSD contra medida do Governo que tira alunos do Conselho Pedagógico

A Juventude Social-Democrata (JSD) manifesta a sua discordância relativamente à vontade conjunta do Ministério da Educação e dos sindicatos de que a composição do Conselho Pedagógico das escolas básicas e secundárias seja somente feita por professores.

Em comunicado, a JSD considera tratar-se de "uma decisão errada" anunciada pelo secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar e negociada apenas com os professores, nas "costas dos estudantes".

Apesar do acordo obtido entre a tutela e os sindicatos prever que o presidente do Conselho Pedagógico possa convidar outros elementos da comunidade educativa para estarem presentes em reuniões específicas, o facto de os alunos deixarem de estar previstos na composição deste órgão, resultará "certamente na sua ausência permanente", alerta a JSD.

"A medida faz-nos recordar alguns erros cometidos pela anterior governação socialista ao retirar os estudantes dos órgãos de gestão das instituições de ensino superior, e de centralizar esses poderes na figura de um director, empobrecendo a democracia dentro do Ensino", acrescenta a JSD.

Duarte Marques, presidente da JSD, entende que "numa lógica de um ensino centrado no aluno, esta medida contraria esta orientação", dizendo a propósito: "Um aluno que não sente a sua escola, que não é chamado à responsabilidade de melhorar o espaço onde passa a maioria do seu tempo, que não se sente representado, desresponsabiliza-se".

Pelas razões expostas, a JSD apela ao Governo, e em particular ao secretário de Estado do sector, José Casanova, para que reconsidere esta opção, não deixando de prever os alunos na composição dos Conselhos Pedagógicos, dando assim um maior incentivo para que se combata o "irrefutável afastamento dos jovens da política e da participação cívica".

Artigo retirado do site da Rádio Renascença.

Em meu nome pessoal, quero apenas lembrar que fui Representante dos Alunos no Conselho Pedagógico da Escola Secundária do Bombarral durante dois anos lectivos (2005-2006 e 2006-2007) e é das causas mais bonitas e dignas que um jovem estudante do ensino básico e secundário pode ter a seu cargo, representar os alunos da sua escola, comunicar a este órgão os seus problemas e anseios, e poder afirmar a posição dos alunos na Escola, pelo que partilho a opinião da Direcção Nacional da JSD quando atenta que é preciso que seja revista esta situação, pois é importantíssimo que os alunos participem na vida cíviva e associativa no meio em que estão integrados, como é o meio escolar!

A CPS da JSD do Bombarral subscreve de igual forma esta posição da Direcção Nacional da JSD!


Com os melhores cumprimentos,


Ricardo Venâncio.


Juventude Social Democrata do Bombarral

Sem comentários:

Enviar um comentário