Regresso da JSD ao Bombarral

O regresso da JSD ao Bombarral é para nós um enorme desafio que acarreta muita responsabilidade, mas é com ambição que o aceitamos, pois queremos desenvolver o debate político e a participação entre os jovens do Bombarral. Viva a Juventude!

domingo, 18 de março de 2012

JSD contra medida do Governo que tira alunos do Conselho Pedagógico

A Juventude Social-Democrata (JSD) manifesta a sua discordância relativamente à vontade conjunta do Ministério da Educação e dos sindicatos de que a composição do Conselho Pedagógico das escolas básicas e secundárias seja somente feita por professores.

Em comunicado, a JSD considera tratar-se de "uma decisão errada" anunciada pelo secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar e negociada apenas com os professores, nas "costas dos estudantes".

Apesar do acordo obtido entre a tutela e os sindicatos prever que o presidente do Conselho Pedagógico possa convidar outros elementos da comunidade educativa para estarem presentes em reuniões específicas, o facto de os alunos deixarem de estar previstos na composição deste órgão, resultará "certamente na sua ausência permanente", alerta a JSD.

"A medida faz-nos recordar alguns erros cometidos pela anterior governação socialista ao retirar os estudantes dos órgãos de gestão das instituições de ensino superior, e de centralizar esses poderes na figura de um director, empobrecendo a democracia dentro do Ensino", acrescenta a JSD.

Duarte Marques, presidente da JSD, entende que "numa lógica de um ensino centrado no aluno, esta medida contraria esta orientação", dizendo a propósito: "Um aluno que não sente a sua escola, que não é chamado à responsabilidade de melhorar o espaço onde passa a maioria do seu tempo, que não se sente representado, desresponsabiliza-se".

Pelas razões expostas, a JSD apela ao Governo, e em particular ao secretário de Estado do sector, José Casanova, para que reconsidere esta opção, não deixando de prever os alunos na composição dos Conselhos Pedagógicos, dando assim um maior incentivo para que se combata o "irrefutável afastamento dos jovens da política e da participação cívica".

Artigo retirado do site da Rádio Renascença.

Em meu nome pessoal, quero apenas lembrar que fui Representante dos Alunos no Conselho Pedagógico da Escola Secundária do Bombarral durante dois anos lectivos (2005-2006 e 2006-2007) e é das causas mais bonitas e dignas que um jovem estudante do ensino básico e secundário pode ter a seu cargo, representar os alunos da sua escola, comunicar a este órgão os seus problemas e anseios, e poder afirmar a posição dos alunos na Escola, pelo que partilho a opinião da Direcção Nacional da JSD quando atenta que é preciso que seja revista esta situação, pois é importantíssimo que os alunos participem na vida cíviva e associativa no meio em que estão integrados, como é o meio escolar!

A CPS da JSD do Bombarral subscreve de igual forma esta posição da Direcção Nacional da JSD!


Com os melhores cumprimentos,


Ricardo Venâncio.


Juventude Social Democrata do Bombarral

Lista "A" de apoio à candidata Margarida Balseiro Lopes elegeu todos os delegados do Bombarral para o Congresso Regional!


A Comissão Política de Secção da JSD Bombarral vem comunicar que o acto eleitoral de dia 17 de Março de 2012, com vista à eleição dos dois delegados ao Congresso Regional de Leiria, correu segundo os habituais padrões de normalidade, tendo concorrido a Lista "A" de apoio à Candidata Margarida Balseiro Lopes, composta pelos militantes Manuel Carvalho; João dos Santos Vieira e Ricardo Martins de Albuquerque, subscrita pelos militantes Ricardo Venâncio e João Venâncio e a Lista "C" de apoio à Candidata Catarina Castelhano, composta pelos militantes Fábio Mendonça, João Teixeira da Silva e Rodrigo Teixeira da Silva, subscrita pelos militantes Sofia Teixeira da Silva e Nuno Diogo Bernardino.


Votaram 16 militantes, sendo que 11 votaram na Lista "A" e 5 na lista "C", cujo resultado se traduziu na eleição dos dois delegados da Lista "A", Manuel Carvalho e João dos Santos Vieira.


Assim, e uma vez que o Presidente da Comissão Política é delegado nesta qualidade, fica composta a lista de delegados eleitos pela concelhia da JSD do Bombarral para representar a Secção no Congresso Regional e apoiar a candidatura da companheira Margarida Balseiro Lopes à liderança da Comissão Política da Regional de Leiria da JSD: Ricardo Venâncio, Manuel Carvalho e João dos Santos Vieira.


A CPS da JSD Bombarral lamenta uma vez mais os moldes como foi constituída a Lista "C", que em nada dignificam a transparência e o rigor que deve ter a actividade política, bem como o nome e imagem dos militantes que compuseram a mesma, na JSD e no concelho do Bombarral e no Distrito, pelo que esta CPS sensibilizou os mesmos para que comecem a participar por sua própria iniciativa, pois considera esta CPS que fazer política não é avançar para alguma coisa a pedido de alguém, mas sim participar por vontade própria e esclarecida.


A CPS da JSD Bombarral quer felicitar a companheira Margarida Balseiro Lopes pelos fantásticos resultados que obteve em todas as secções do Distrito. Tudo caminha no sentido da sua eleição para o cargo de Presidente da Comissão Política da Regional de Leiria no dia 14 de Abril de 2012!


Com os melhores cumprimentos a todos os militantes e simpatizantes da JSD,


Juventude Social Democrata do Bombarral

sexta-feira, 16 de março de 2012

Terá havido concertação?


Tendo chegado ao conhecimento desta CPS da JSD Bombarral a existência de factos que indiciam a existência de uma possível concertação entre a militante de Alcobaça Catarina Castelhano e alguns membros da CPS do PSD do Bombarral na criação de uma lista de apoio à sua candidatura para a liderança da Regional de Leiria da JSD para a eleição de amanhã, Sábado dia 17 de Março, com vista à eleição dos delegados ao Congresso Regional, vimos de forma breve comunicar o seguinte:



1.      Para as eleições de amanhã, dia 17 de Março, disputarão os 3 delegados a eleger, a Lista "A" - de apoio à Margarida Balseiro Lopes, e a Lista "C" - de apoio à Catarina Castelhano.



2.      A maioria da CPS da JSD Bombarral elegeu, após ter ouvido as duas candidatas no Bombarral, após ter reunido em outras actividades com a presença das duas candidatas ao longo do mandato, uma lista de apoio à candidata Margarida Balseiro Lopes, a Lista "A", constituída pelos militantes Manuel Carvalho; João dos Santos Vieira e Ricardo Martins de Albuquerque. Subscrita pelos militantes João Venâncio e Ricardo Venâncio.



3.       Em oposição à deliberação da Direcção da CPS da JSD surge a Lista "C", constituída pelos militantes: Fábio Mendonça; João Teixeira da Silva; Rodrigo Teixeira da Silva, subscritos por Sofia Teixeira da Silva e Nuno Diogo Bernardino.



4.       A CPS da JSD do Bombarral promoveu ao longo destes quase dois anos de mandato inúmeras reuniões, actividades, debates políticos nos quais - e apesar de terem sido convocados -, dos militantes que agora se afiguram candidatos pela lista "C" apenas um respondeu, até certo momento, a convocatórias e iniciativas desta CPS da JSD, tendo abandonado sem ter dado qualquer justificação. Quanto aos demais, em momento algum se demonstraram interessados em participar no debate político da JSD em prol do nosso concelho ou do distrito, por isso estranhamos a sua "súbita aparência” momentânea para este acto eleitoral, apesar de respeitarmos.



5.       A candidata Catarina Castelhano, em nosso entender, caso se confirme o que nos chegou ao conhecimento, violou o dever moral de preservação da autonomia que deve existir entre a JSD e o PSD, bem como contribuiu para a divisão interna da JSD Bombarral, bem como para o desenvolvimento de um sentimento interno de desconfiança entre a CPS da JSD e a CPS do PSD do Bombarral, à qual lamentamos pois é nosso propósito atingir o máximo de cooperação entre a JSD e o PSD Bombarral.



Após o acto eleitoral de Sábado, a Direcção da JSD irá procurar perceber o que de concreto se passou para que de Futuro se possam evitar que situações como esta - que envergonham a Juventude Social Democrata e o Partido Social Democrata - não voltem a acontecer no Concelho.


Em nome do grupo de militantes que realmente participam e trabalham em prol desta Comissão Política de Secção da JSD,


Cordiais cumprimentos a todos.


Ricardo Venâncio.

(Presidente da CPS da JSD Bombarral).

quarta-feira, 14 de março de 2012

JSD do Bombarral apoiará a candidatura liderada por Margarida Balseiro Lopes à Comissão Política Regional da JSD de Leiria!


A JSD do Bombarral elegerá este Sábado, dia 17 de Março, os delegados que irão votar nas próximas eleições do dia 14 de Abril para eleger o próximo corpo executivo da Comissão Política Regional de Leiria da JSD. Assim, a JSD do Bombarral declara que, após reunir, deliberou apoiar a candidatura da companheira Margarida Balseiro Lopes à liderança da Regional de Leiria, pelo que assume através deste comunicado a intenção pública de apoio à candidata Margarida Balseiro Lopes.

Assim, cumpre deixar publicamente claro que a JSD Bombarral está disponível para cooperar no cumprimento das linhas programáticas que cada uma das candidatas propõe para a JSD, pois é o dever desta estrutura enquanto Secção da JSD, mediante as suas capacidades e possibilidades, auxiliar a Comissão Política Regional de Leiria da JSD no desempenho das suas tarefas. A cara da JSD Bombarral será a oferta dos seus serviços e do seu trabalho para qualquer solicitação da candidata vencedora enquanto futura presidente da Regional, bem como para qualquer actividade/iniciativa que a candidata vencida queira fazer juntamente com a JSD Bombarral ao longo do seu mandato.

O importante é que a JSD responda efectivamente aos problemas da Sociedade Juvenil, e para isso devem todas as Concelhias dar as mãos, para que seja possível trazer para o terreno os ideais que caracterizam esta Juventude Partidária!



Cumprimentos a todos os militantes e simpatizantes da Juventude Social-Democrata,

Com votos de felicidade para a candidata Margarida Balseiro Lopes e para a candidata Catarina Castelhano!




Juventude Social Democrata do Bombarral

domingo, 4 de março de 2012

Candidatas à liderança da Comissão Política Regional de Leiria apresentaram os seus programas à Comissão Política de Concelhia da JSD do Bombarral!

A Comissão Política da Concelhia da Juventude Social Democrata do Bombarral, recebeu na tarde do passado dia 3 de Março, no Bombarral, pelas 18h30, uma das duas candidatas à liderança da Comissão Política Regional de Leiria da JSD, Margarida Balseiro Lopes, presidente da Mesa Concelhia da JSD da Marinha Grande, e Secretária-Geral da Comissão Política da Regional de Leiria da JSD que terminará funções no próximo Congresso Regional de dia 14 de Abril.

Com o lema "Geração Leiria", foram apresentadas, no ambiente descontraído de um bar no Bombarral, as principais ideias e o modus operandi das mesmas. As propostas foram apresentadas pela candidata e seguiu-se um período de discussão e debate. No final, a candidata e a Comissão Política da JSD do Bombarral ainda discutiram alguns temas muito actuais que pautam a vida do distrito de Leiria, e principalmente, do Bombarral, como o encerramento da linha do Oeste, a reforma administrativa local, a reforma no ensino básico e secundário, os problemas com os hábitos alimentares e de vida dos jovens bombarralenses, a economia local, etc.

Mais tarde, a Comissão Política da JSD da Concelhia do Bombarral recebeu, pelas 22horas, na Sede conjunta do PSD/JSD Bombarral, a outra candidata à liderança da Comissão Política Regional da JSD de Leiria, Catarina Castelhano, Presidente da Comissão Política da JSD de Alcobaça e Vice-Presidente da Comissão Política Regional da JSD de Leiria (ao mesmo tempo que caminhava o encerramento das urnas de voto para a eleição dos delegados do PSD Bombarral que irão ao Congresso Nacional do PSD para, entre os demais assuntos, voltar a eleger como Presidente do Partido Social Democrata, Pedro Passos Coelho).
Seguindo o lema de campanha "Ambicionar o Futuro", apresentou a sua candidatura, o seu programa e as suas ideias. Após ouvir a candidata, foi feito um exercício de possíveis propostas que possam concretizar-se directamente no Bombarral, e por outro lado, no  Distrito. No final, seguiu-se um debate sobre algumas ideias e pontos importantes, como a dinamização dos produtos agrícolas do Bombarral e a sua cultura, os comportamentos de risco entre os jovens, os problemas com a mobilidade, etc. Os trabalhos finalizaram-se pelas 24 horas.

A Comissão Política da Concelhia da JSD do Bombarral vem agradecer a presença das candidatas, bem como dos demais que as acompanharam, e aproveitar para dizer que, independentemente do sentido que desejar dar ao seu voto no dia 14 de Abril de 2012 no Congresso Regional, encontrarão no Bombarral uma Concelhia da JSD disposta a cooperar e trabalhar em prol do distrito, vincando sempre que possível a posição do Bombarral para o distrito!

Oportunamente, a JSD do Bombarral tomará publicamente a sua posição na já tradicional Mensagem de Apoio a uma das duas candidaturas!


As maiores Felicidades a Ambas!


Com os melhores cumprimentos,

Juventude Social Democrata do Bombarral