Consideramos o associativismo uma actividade importantíssima, e é na Escola que os jovens começam por ganhar o interesse pela causa Nobre que é a Política na verdadeira acepção da palavra, e pelo dinamismo em agir em prol da comunidade estudantil.
Em tempos como os que hoje vivemos, é fundamental o incentivo á participação cívica e política dos Jovens na Escola e na vida do Concelho.
Assim como a Ecnomia, Política vive a pior crise de que há memória na história da Democracia, e muito por culpa dos políticos que passaram por algumas Câmaras Municipais, por alguns Governos Civis, por alguns Governos e Assembleias da República.
O desafio que hoje é lançado á Juventude Portuguesa é que não se sente á espera que alguém resolva o problema, a fé em D. Sebastião, não chega para que os nossos problemas se resolvam...
É preciso consciencializarmo-nos que todos nós enquanto Jovens e Cidadãos do Mundo temos o direito, mas também o dever, de participar, de nos fazermos ouvir, de ouvir os outros, e juntos darmos o nosso contributo individual para que se possa construir um Concelho melhor, um Distrito melhor, uma Sociedade melhor, um País melhor, com vista a um Futuro melhor para todos!
Sendo uma das bandeiras da JSD Bombarral a determinação em estar perto dos jovens estudantes do Bombarral, queremos ouvi-los para que estes nos possam transmitir os seus problemas, o que gostariam de desenvolver na Escola, necessidades da Associação de Estudantes, ou o que esperam que seja feito pela Autarquia!
Para corresponder a estes apelos, a JSD Bombarral oferece desde já toda a disponibilidade para que qualquer jovem estudante envie um email para que possa encetar o diálogo connosco e mostramos desde já a nossa abertura para fornecer todo o apoio necessário e possível ás listas candidatas á Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão Pó, no Bombarral, seja na elaboração do projecto eleitoral, na preparação da campanha ou na preparação do debate! Enviem-nos um email!
Viva a Juventude!
JSD Bombarral.
Caros companheiros,
ResponderEliminarAgora que começam esta nova etapa, tenho que vos agradecer, em primeiro lugar, pela vossa força de vontade e determinação e dizer-vos que o futuro começa hoje e temos que ser nós a fazer com que a classe política não esqueça os jovens e coloque as políticas vocacionadas para a juventude na linha da frente. Mantenham esta vossa vivacidade e irreverência. A ti, Ricardo, desejo que continues com esse fulgor de ver reactivada uma secção e uma nova equipa para lutar pelos interesses dos jovens bombarralenses. Viva a jSD!!!
Para uma associação juvenil política e democrata, passo a citar: "democracia - é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos", ou seja fica com estes e so com estes o direito de escolha. È de lamentar que aqui no nosso concelho isso não exista, não passe de uma fantochada onde vós classe politica cada vez mais se faz valer da ignorância dos Bombarrlenses para ganho próprio ou trocas de favores... Como são descarados!
ResponderEliminarCada vez mais conversa de politico me parece conversa de igreja, não padeço de qualquer xenofobismo, mas de todo que esta forma de fazer politica me parece cada vez mais a daqueles que passam a palavra de Jeová. Fecham-se ruas e fazem-se festas partidárias em tempos de reflexão. É um abuso descarado, ninguém se faz valer de qualquer lei regente o que interessa é fazer-se. Parecendo crianças sem o minimo de responsabilidade!! Seria de lamentar que agora uma forma de politica do PSD seja através das escolas ou de apoios a associações de estudantes. Que passando a citar "Toda e qualquer Associação Estudantes tem por fim agrupar os alunos da Escola onde estão inscritos, presidindo para além dos valores da liberdade, igualdade e solidariedade, os seguintes princípios:
a) Democraticidade – todos os alunos têm o direito de participar na vida associativa, incluindo o de elegerem e serem eleitos para os cargos associativos, implicando o respeito e a legitimidade das decisões maioritárias e livremente tomadas pelos estudantes através dos seus órgãos representativos;
b) Independência – implica a não submissão da associação a partidos políticos, organizações estatais, religiosas ou a quaisquer outras organizações.
c) Autonomia – a Associação goza de autonomia na elaboração do respectivo regulamento e demais normas internas, na eleição dos seus órgãos dirigentes, na gestão administrativa e patrimonial, assim como na eleição e execução dos planos de actividade.
Defenidos estes pontos creio que não tenho muito mais a dizer.. Espero que lutem e lutem por um Bombarral justo, justo para com todos. Estou farto de ver obras de m*rd, investimentos que não trazem nenhum tipo de retorno. pelo menos retorno directo, não há investimento inteligente de todo! Eu destaco a importância de criar postos de trabalho para esses jovens, de abrir portas ao investimento. De canalizar mais meios para a cultura. Deixar de pensar em proveito próprio e pensem na comunidade, no bem comum!
Por insuficiência de de caracteres disponíveis por comentário, responderemos ao seu comentário em vários textos:
ResponderEliminarPARTE 1:
Caro amigo (a),
Em primeiro lugar, apesar de lamentarmos o facto de não se ter identificado, demonstramos a abertura que consideramos ser necessária para que se possa criar o debate.
Como disse, democracia “é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos", ou seja fica com estes e só com estes o direito de escolha. Como presumimos que deve saber também, o sistema político português assenta em eleições livres, em que o povo delega o poder em representantes, eleitos democraticamente para os respectivos órgãos institucionais que exercem o poder político. Não é verdade que a democracia não exista no Bombarral, pois segundo sabemos não houve em tempo algum alguma fraude em qualquer das eleições para que determinado Partido vencesse as mesmas. Se porventura está insatisfeito com algum partido, alguém junto da Autarquia, ou com algumas obras ou investimentos ou até mesmo decisões políticas tem todo o direito em manifestar o seu desagrado, o que não pode fazer é dizer que no Bombarral a Democracia não existe, porque é injurioso, porque os Bombarralenses são livres de escolherem o Presidente de Câmara, os Presidentes de Junta de Freguesia, o Presidente da Assembleia de Câmara e de Freguesia e respectivos deputados, bem como os vereadores que quiserem, bem como apoiarem o Partido Político que entenderem.
(...)
PARTE 2
ResponderEliminar(...)
“Parecendo crianças sem o mínimo de responsabilidade!” – Para nós Juventude Social-Democrata do Bombarral, falta de responsabilidade é criticar sem apresentar soluções, é denunciar coisa nenhuma, pois enquanto Jovens não só não nos identificamos com nada com o que foi publicado por sua excelência, bem como queremos aproveitar para dizer que tomámos posse no final do mês de Outubro do corrente ano, e em nada julgamos ter sido irresponsáveis até ao dia de hoje, por isso não percebemos a sua definição de responsabilidade, se é que se refere a nós.
A JSD Bombarral é uma estrutura política ideologicamente ligada ao PSD, mas é funcionalmente e organizacionalmente autónoma do PSD. Logo, se porventura está desagradado com o PSD no Bombarral, convidamo-lo (a) a se dirigir ao mesmo.
Por Portugal fora, o papel das Juventudes Partidárias tem sido muito importante nas autarquias, porque, não só conseguem chegar com outra sensibilidade junto da população, principalmente a Jovem, bem como podem mais facilmente apresentar junto dos Partidos Locais e da Autarquia propostas concretas, e podem tomar posições que de facto se traduzam na verdadeira defesa dos interesses dos cidadãos do respectivo concelho.
Aproveitamos também para informar sua excelência que a JSD Bombarral não tira qualquer proveito próprio à custa dos Bombarralenses, porque a JSD Bombarral é composta por Jovens que, ou trabalham ou estão a prosseguir estudos, e despendem o seu tempo sem receberem quaisquer contrapartidas, nomeadamente financeiras, com o objectivo de reeducar a população Jovem do Bombarral, para que intervenha mais, para que se interesse mais, para que participe mais na vida do concelho e na vida do país. Consideramo-nos por isso um exemplo de humildade e empenho, porque ao contrário da maioria das pessoas que criticam a falta de desenvolvimento do concelho e algumas opções políticas tomadas por quem governa, nós participamos!
PARTE 3
ResponderEliminar(...)
Não é objectivo da JSD Bombarral fazer esse tipo de política que sua excelência invoca nas escolas, junto dos estudantes. O que a JSD Bombarral pretende é incentivar ao debate, à irreverência, ao interesse pelo conhecimento de como funciona a nossa sociedade, e mostrar aos jovens estudantes que é possível levar a cabo as suas ideias, as suas propostas, de forma clara e coerente, e que participar nas Associações de Estudantes é uma óptima experiência de como se deve falar com os eleitores, como se pode ter em atenção as necessidades daqueles que votam em si.
Como sua excelência disse: "Toda e qualquer Associação de Estudantes tem por fim agrupar os alunos da Escola onde estão inscritos, presidindo para além dos valores da liberdade, igualdade e solidariedade, os seguintes princípios:
a) Democraticidade – todos os alunos têm o direito de participar na vida associativa, incluindo o de elegerem e serem eleitos para os cargos associativos, implicando o respeito e a legitimidade das decisões maioritárias e livremente tomadas pelos estudantes através dos seus órgãos representativos;
b) Independência – implica a não submissão da associação a partidos políticos, organizações estatais, religiosas ou a quaisquer outras organizações.
c) Autonomia – a Associação goza de autonomia na elaboração do respectivo regulamento e demais normas internas, na eleição dos seus órgãos dirigentes, na gestão administrativa e patrimonial, assim como na eleição e execução dos planos de actividade”.
Ora, são precisamente estes princípios que pretendemos transmitir aos estudantes, e até lhe dizemos mais, hoje nos dias que correm, desenvolver o interesse pela vida associativa deve ser, mais que um direito, um dever, que não implica a submissão a qualquer organização política. Pretendemos levar à Escola a curiosidade necessária que levem os Estudantes a se interessarem pela sociedade, pelas políticas que toma quem governa, para que possam também ter opinião e contribuir para uma sociedade mais justa, ao contrário do que sua excelência afirma…No que diz respeito á Autonomia, para que saiba, a JSD Bombarral não tem qualquer intenção em invadir a autonomia na elaboração do regulamento e normas internas, e na eleição de dirigentes para a AE, apenas pretende sim prestar o apoio e esclarecimento de como funciona uma campanha, como se organizam as listas, que tipo de propostas pode uma lista candidata a AE propor, a que instituições públicas podem recorrer os dirigentes associativos do ensino básico/secundário para conseguirem apoios financeiros para organizarem actividades, e como se alteram os estatutos, ou como se redige um comunicado ou como se elabora uma carta ao director da Escola ou ao Presidente da Câmara Municipal, por exemplo, bem como todo o auxílio na preparação dos debates…ao Fim ao cabo, a JSD Bombarral disponibiliza-se para prestar o auxílio que à partida caberia aos Encarregados de Educação, aos Pais destes alunos que querem intervir e participar, que querem representar os seus colegas, que têm ideias e são determinados, uma vez que a Escola também não ensina estas matérias!
(...)
PARTE 4
ResponderEliminar(...)
Concluindo, e indo ao encontro do que referiu na parte final do seu comentário, a JSD Bombarral procura durante este mandato não só uma forma diferente de fazer Política, porque a Política na verdadeira acepção da palavra não é o aproveitamento da ignorância do povo para ganho próprio, como disse, mas antes uma actividade nobre que tem em conta as necessidades da população, e que procura junto das autoridades competentes encontrar soluções para os problemas que os cidadãos enfrentam todos os dias. Assim pretendemos chegar de perto á população e juntos encontrarmos respostas e soluções para as necessidades dos Bombarralenses e do nosso Concelho.
Agradecemos por ter visitado o nosso blog e tenha participado neste debate, e apelamos para que sempre que queira da nossa parte qualquer tipo de esclarecimento sobre a mais variada questão, não hesite em contactar-nos, bem como sempre que queira sugerir-nos algumas propostas, principalmente no que toca à Juventude!
Estaremos sempre disponíveis para o diálogo mas apelamos a sua excelência para que da próxima vez possa identificar-se.
Cumprimentos,
JSD Bombarral.
Criticar sem apresentar soluções??? Velha, essa é velha... Antes de mais ninguém me questionou soluções logo à partida por isso porque hei-de eu partilhar minhas ideias? Criticar, de uma função comentário com propósito de informar a minha perspectiva não só descritiva, mas também de avaliação. Irresponsabilidade é qualquer coisa como estado de quem não é responsável pelos seus actos ou algo parecido. Não, não me referia a vces mas aquilo que seguem!
ResponderEliminarJSD - PSD meus queridos, compreendo a vossa ideia. E até pode ser muito boa!! Mas vós não deixeis de ser filhos de vossos pais.
Sim, sim vários são os exemplos ai por esse Portugal fora de filhos de "papás gordos"!!
No Bombarral como em todos esses sítios há sempre os filhos e os outros, "os enteados"! E daí vêm os interesses e tudo o resto... Obras desnecessárias, como se fossem importantes para o bem do concelho. No entanto não trás o mínimo de interesse à vila e só dinheiro aqueles que construiram e aqueles que mandaram construir (se não forem os mesmos). E agora não há dinheiro para se pagar salários, carrinhas de transporte de crianças. Cada vez nos endividamos mais!! E Bombarral enterra-se num buraco, com dirigentes que ajudam a cavar mais ainda em prol de interesses próprios ou comuns a um certo e restrito numero de famílias!
Qual o partido que quase podia ser filiado à câmara de Bombarral? PSD-Anos e anos a fio!
É preferível fazer-mos festas partidárias e beber copos e comer a conta de alguém e pronto fazer disto uma festa e um bem a partilhar pelos "amigos".
Irresponsável é esta atitude de sua parte que lamenta o meu anonimato, mas sabe-me acomentar com citações indirectas. Ao menos eu dirijo-me a duas instituições! De humildade nada se viu até agora... Infelizmente!
Esta parte (3) não tem qualquer cabimento, peço desde já as minhas desculpas. Mas tu és jovem ou não? Presumo que já tenhas passado por essa fase de AE e por ai fora... Achas que o teu nível de ensino, elaboração de cartas, fomentação do espirito crítico, politico, social, associativo é defeciente? Então queres-me dizer que não sabes bem o que escreves e como escreves?
Lá está, cabe ao Professor de Português, de historia, de filosofia esse mesmo papel. Não a um partido politico, seja ele juvenil ou não! É de partida um incentivo ao um idealismo focado nos vosso ideais. Volto a referir que é necessário a independência neste tipo de associações juvenis...
Não acredito que, mesmo achando o ensino insuficiente, a presença de enc. educ. defeciente não tenhas tido ou não terias a curiosidade suficiente que te levasse a interessar pela sociedade , pelas politicas. Creio que foi daí que criaste a tua ideia (não me questiono se está correcta ou não, não é de todo algo que estejamos a discutir). Quem diz ideia diz opinião, e eu pergunto-me se então tanta questão e tanta vontade de mudar isso é o quê? tua opinião sobre outra opinião, vá que se possa dizer assim... Se achas que realmente que houve défices no teu crescimento e que podias mudar para que não aconteça o mesmo a outras crianças eu realmente acredito que não é assim. Influenciando crianças a um certo e determinado ideal políticos, ou de organizações estatais, ou religiosas ou a qualquer outro tipo de organizações.
Politica não é uma actividade nobre, de longe uma actividade nobre!! Estamos a fazer politica, os dois aqui, mas apesar de saudável esta não é a melhor maneira de agir em comunidade! Se se chamar politica, acredito numa politica aberta.. Visto que a democracia é só para alguns.
Beijinhos e abraços e muitos palhaços! eheh (é uma private joke não sei se se lembram...)
Como reiterámos no nosso comentário anterior, não nos revemos em nenhuma das acusações e críticas que sua excelência teve a displicência de tecer.
ResponderEliminarPara mais, não voltaremos a aceitar nem comentar comentários em anónimo, porque é de mau grado, e porque já tínhamos convidado sua excelência a identificar-se.
Quanto ao atraso na resposta do seu comentário, apenas o lembramos que somos um Direcção composta por elementos que estudam e trabalham, e como tal, disponibilizam o tempo que podem ao serviço desta causa, pelo que pedimos alguma compreensão por não podermos por vezes dar uma resposta rápida às solicitações que nos são
dirigidas.
Continuamos à disposição para o debate, mas um debate sério em volta de propostas e não de acusações ou provocações.
Como afirmámos já anteriormente, se sua excelência tem algum problema com a autarquia, com a Câmara Municipal ou com o PSD, então deve dirigir-se às demais Instituições, e não a nós, porque somos alheios a essas questões.
Cumprimentos,
Com votos de um Feliz Natal,
JSD Bombarral.
A indiferença não é mais que é uma desculpa dos comuns perante aquele que faz tremer os seus telhados de vidro..
ResponderEliminarEspero mesmo que não seja o caminho que tendes a seguir, esse mesmo sobre qual eu teci um comentário.
Desta vez vou-me identificar, espero que com isso possas então responder convenientemente ao meu comentário anterior e dizeres-me o que pensas sobre os assuntos que expus!
Obrigado, The clown
Para "Maria - The clown":
ResponderEliminarAo contrário do que está a insinuar, a JSD Bombarral não tem “telhados de vidro” como sua excelência disse, pois foi eleita democraticamente e até ao momento não realizou qualquer actividade que tenha posto em causa a sua credibilidade.
Para mais, não utilize esse argumento para defender a tese que o estamos a tratar com indiferença, porque se assim o fosse, nem nos teríamos dado ao trabalho de responder aos seus comentários, porque para vir para o nosso Blog fazer acusações e especular sobre o que a JSD Bombarral é, e que relações tem no contexto real do Bombarral é completamente falso e em nada ajuda ao desenvolvimento do Bombarral.
Sabemos também que sua excelência não pretende saber o que pensamos sobre o que publicou em comentários anteriores (porque já tivemos oportunidade de lhe responder, e as suas críticas e acusações em nada nos atinge nem nos identificamos com elas), mas sim continuar a alimentar esta troca de publicações que em nada dignificam a actividade pública que pretendemos exercer e promover ao longo deste nosso mandato.
Se porventura tem tanta vontade de participar, convidamo-lo a deixar o seu nome completo, número de telemóvel e morada para que possamos ligar-lhe/enviar-lhe uma carta a convidá-lo para a próxima reunião. (como é lógico não publicaremos esse comentário para que os seus dados não sejam tornados públicos).
Cumprimentos,
JSD Bombarral.