Nos dias 13,14 e 15 de abril, decorreu na Póvoa de Varzim, o XXV Congresso Nacional da JSD, que colocou em disputa eleitoral à liderança da Juventude Social Democrata a candidatura "Conquistar Portugal", liderada por Margarida Balseiro Lopes (deputada à Assembleia da República e presidente da Mesa do Plenário da JSD Distrital de Leiria), e a candidatura "É tempo da JSD", liderada por André Neves (advogado e presidente da Distrital de Aveiro da JSD).
Ana Marta Moniz e Ricardo Venâncio |
A JSD do Bombarral fez-se representar pelos congressistas Ana Marta Moniz (presidente da JSD do Bombarral e vogal da Comissão Política Distrital de Leiria da JSD) e Ricardo Venâncio (presidente da Mesa do Plenário da JSD do Bombarral e secretário-geral da Comissão Política Distrital de Leiria da JSD), naquela que é a reunião magna dos jovens sociais-democratas, que reúne de dois em dois anos e que junta seiscentos delegados vindos de todo o país para elegerem os órgãos nacionais da JSD.
A candidatura "Conquistar Portugal" venceu as eleições e elegeu Margarida Balseiro Lopes Presidente da Comissão Política Nacional da JSD, acontecimento duplamente histórico para a JSD: pela primeira vez uma mulher foi eleita presidente da JSD, assim como a presidência da estrutura nacional da JSD passou a ser exercida, pela primeira vez, por um jovem do distrito de Leiria.
O nosso companheiro Ricardo Venâncio foi eleito Conselheiro Nacional da JSD. Há cerca de duas décadas que os jovens sociais-democratas do Bombarral não tinham qualquer representação num órgão nacional da JSD.
Juventude Social Democrata do Bombarral |